top of page
  • Foto do escritorJay Spyzer

Banoffee - Conheça a história (e a receita) deste doce maravilhoso.

DA INGLATERRA PARA O BRASIL


Você já deve ter ouvido falar sobre a BANOFFEE... um delicioso doce a base de banana e caramelo.


Nessa matéria do nosso blog, iremos contar a história por trás desse doce tão amado pelos brasileiros.


Torta a base de banana e caramelo de doce de leite da Panetteria Palhano


BANANA + TOFFEE


O nome vem da junção dos principais ingredientes presentes neste doce. A banana e o toffee (caramelo em inglês). Hoje em dia, não se limita apenas ao doce com banana. Muitas confeitarias chamam de banoffee qualquer torta que tenha caramelo em sua base, misturado a outras frutas (abacaxi, morango, etc...).


A invenção.


Inventado na inglaterra, a Banoffee Pie foi criada no "The Hungry Monk Restaurant" em meados de 1974, pelo proprietário Nigel Mackenzie e seu chef Ian Dowding. A idéia dessa receita foi uma aprimoração de um doce americano chamado "Blum´s Coffee Toffee Pie". A receita americana usava um caramelo (doce de leite). A receita teve varias tentativas, onde tentaram usar maçã entre outras frutas, até que Mackenzie adicionou banana aí então encontraram a receita perfeita. A mistura de texturas e sabores da banana com o caramelo de doce de leite foi sucesso absoluto entre os clientes e portanto, a iguaria se tornou parte do cardápio do restaurante.


Dizem que essa torta foi a sobremesa favorita de Margaret Thatcher.


E porque o Brasil se apaixonou por essa torta?


Simples... num país tropical onde a banana é uma das frutas mais consumidas, não tinha como não cair no gosto nacional. Essa torta ja se transformou em crepes, milk shakes, entre outras formas sempre mantendo a base de banana e caramelo.



Ficou com água na boca? Aqui na Panetteria Palhano fazemos ela em dois formatos, porção individual ou torta inteira (pra impressionar os convidados). Venha provar e diga o que você achou. Estamos te aguardando na Av. Ayrton Senna da Silva, 740 - Gleba Palhano - Londrina-Pr.



Quer a receita desse doce maravilhoso?


7.484 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page