top of page
  • Foto do escritorJay Spyzer

RECEITA DE PANETTONE CASEIRO


Há quem ame tanto este produto tão consumido no natal que poderia consumi-lo todos os meses do ano. Um dos produtos mais vendidos no fim de ano, o Panetone divide opiniões, pois, ao mesmo tempo existem pessoas apaixonadas por ele, outras odeiam (mas aí é bom que sobra mais pra gente, né?). Muitos clientes adoram se aventurar na cozinha e nos pedem as receitas de nossos produtos então montamos uma receita facilitada de panetone pra você tentar fazer o seu.


Vamos aos ingredientes:

Esponja 50 gramas de fermento biológico 4 colheres de sopa de água morna 300 gramas de farinha de trigo


Recheio 250 gramas de frutas secas 150 gramas de uvas-passa 1 colher de sobremesa de essência de panetone 200 gramas de manteiga 300 gramas de farinha de trigo 150 gramas de açúcar 1 pitada de sal 5 ovos Óleo para untar 1 gema de ovo para pincelar

Ele é preparado em 2 etapas, primeiro a esponja (que é a base da massa) e o recheio.


MODO DE PREPARO:


Esponja:

- Em um recipiente grande, coloque a água morna, o fermento e misture bem com uma colher. - Acrescente meia xícara de chá de farinha e misture bem. - Cubra com filme plástico e deixe descansar em um ambiente, de preferência morno, sem formação de corrente de ar, por 30 minutos ou até que tenha crescido bastante. - Essa mistura é a base da massa. - Enquanto a massa descansa, comece a preparar os ingredientes do recheio.


Recheio:

- Coloque as frutas secas, as uvas passa, a essência de panetone e a manteiga num recipiente e misture bem com as mãos até ficar uniforme. - Coloque a farinha, o açúcar e o sal numa superfície lisa, formando um vulcão. - Abra um buraco no centro e acrescente os ovos e a esponja. - Misture a massa com as mãos até ficar lisa e uniforme. - Unte a superfície de trabalho e a massa com óleo. - Abra a massa, com as mãos e acrescente o recheio. - Trabalhe novamente a massa, amassando muito bem.

Esta receita rende 1 panetone grande de 1 quilo ou 2 panetones médios de 500 gramas.

- Boleie a massa e coloque dentro da forma de papelão. - Deixe crescer por 4 horas num local sem corrente de ar. Pincele a gema sobre a superfície do panetone. - Leve o panetone ao forno preaquecido a 180 graus Celsius e deixe assar por 50 minutos ou até que fique pronto. - Para verificar se o panetone está assado, espete um palito ou garfo. Se sair limpo, o panetone está pronto.

É um pouco trabalhoso, eu sei... Se você quiser comer O MELHOR PANETONE DA SUA VIDA aí recomendo vir até a Panetteria Palhano na Av. Ayrton Senna, 740 (Gleba Palhano) e adquirir o seu (saem fornadas novas toda semana, molhadinhos, saborosos, fresquinhos...)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page